GRUPOS DE TRABALHO

Desde a implantação da escola em 2010 existe a dinâmica de organização dos momentos de rotina da escola onde o momento do trabalho prático se insere. Este momento de atividade prática é necessário e muito importante, tanto para a produção de alimentos para o consumo dos estudantes, quanto como laboratório de aplicação de conceitos e conteúdos abordados em sala de aula.

No início da escola nos idos de 2010 como a estrutura ainda era pequena e com poucos estudantes a lógica de organização dos grupos de trabalho era diferente.

No início do ano letivo de 2012 com o aumento dos estudantes por conta do maior número de turmas surge a necessidade de reorganizar os grupos de trabalho para dar conta de atender a demanda de atividades imprescindíveis para a rotina escolar. Diante disso alguns novos grupos foram criados passando a nova organização a contar com 13 grupos de trabalho sendo eles Administração, Processamento de alimentos, Lavoura, Horta, Fruticultura, Viveiro, Animais 1, Animais 2, Animais 3, Ferramentas e almoxarifado, Construção, Organização e Mídias, a fim de garantir desde a organização dos espaços até a produção de alimentos.

Cada grupo de trabalho tem a sua função, conforme pode se observar nas subpáginas específicas de cada um dos grupos, sendo estes partes importantes para a manutenção da escola, além de proporcionar aos estudantes construir conhecimentos no exercício de suas funções.

Cada grupo é composto por um certo número de integrantes conforme a demanda de atividade pertinente ao grupo. Os estudantes são coordenados por membros do grupo que fazem parte da turma do 4º ano e monitorados por um professor ou técnico.

Durante um período de 5 alternâncias (semanas) os estudantes desenvolvem atividades nos respectivos grupos e ao final desse período denominado ciclo acontece um seminário onde são apresentados os resultados e conhecimentos científicos construídos a partir das práticas.

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////