Área de Ciências Agrárias promove aula de campo no Viveiro da COOPERNOVA.

    No dia 20 de junho de 2017, os estudantes do quarto ano “A” realizaram uma visita ao viveiro de produção de mudas da COOPERNOVA – Cooperativa Agropecuária Mista de Terra Nova, próximo a cidade de Terra Nova do Norte.

    Nesta aula a campo os estudantes tiveram oportunidade de conhecer o interior de um dos pilares da agricultura da região, absorvendo conhecimentos teóricos e práticos fornecidos pelos atenciosos técnicos responsáveis: Carlos, Jaine e Maicon.

   O viveiro produz mudas para comercialização ao produtor, mas sem foco lucrativo direto, pois quanto mais disponibilidade de plantas, maior será a produção interna do município, com isso maior será a oferta disponível para a industrialização da cooperativa gerando assim o melhor desenvolvimento econômico da região.

      Atualmente a capacidade de produção da estrutura é de aproximadamente 500.000 mudas/ano, entrede frutíferas e florestais. Dentre as frutíferas que tem maior saída estão: Caju, Manga, Goiaba, Cupuaçu e Graviola, já as entre as florestais destaca-se o Eucalipto.

       Como técnicas de produção das mudas é aplicado aos tubetes de plástico um substrato que proporcione maior leveza, pois será alojado sobre bancadas, é constituído de 75% de condicionador de solos e 25% de Substrato orgânico. Os sacos plásticos que são postos sobre o solo têm como substrato 25% de material orgânico, 25% areia lavada e 50% terra de superfície.

     A estrutura do viveiro conta com uma cobertura de sombrite 75% de luminosidade para produção da maioria das mudas e alojar as plantas próximas de plantio, outra parte conta com cobertura de lona plástica transparente em forma de arco que cobre o sombrite 50 % de luminosidade para a realização dos enxertos, pois tem a necessidade de reduzir a incidência solar e evitar a desidratação dos enxertos.

     São realizados diversos tipos de enxertos em várias espécies de frutíferas, como principal no momento o Maracujazeiro e Cajueiro, nos quais são possíveis a realização dos tipos de enxertia: fenda lateral, fenda cheia e como alternativa a encostia, mas a mais recomendada, pelos técnicos responsáveis pelo viveiro da cooperativa, é a fenda lateral por resguardar a reserva energética da planta.

        Ao fim da aula, os estudantes da turma do 4º ano “A” da Escola Agrícola Terra Nova puderam ter noção do funcionamento de um viveiro e acesso às técnicas de enxertia, apresentadas com muita atenção pelos capacitados profissionais da cooperativa.

Andrey Plissari – Estudante do 4º Ano “A”

© 2023 por ABC Programas Extra-Curriculares. Orgulhosamente criado com Wix.com

Contate-nos: (66) 99928 - 1727  /   escolaagricolaterranova@gmail.com   /   Estrada Rural, s/nº, km 25, 10ª Agrovila

Terra Nova do Norte - Mato Grosso - 78.505-000

  • w-facebook